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Aulas de teoria

Nossa gratidão ao passado não pode significar permanecer preso a êle, já que o futuro, apesar das limitações que surgirão, deve nos inspirar a vivê-lo de uma forma diferente na busca de conquistar um sucesso ético e sustentável.

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de qualidade; ler poesias de Fernando Pessoa; ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores histórias infantis e vídeo da TV ESCOLA. Esse lugar existe. O Ministério da Educação disponibiliza isso bastando acessar o site:

 www.dominiopublico.gov.br

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Aí eu terei chance de sobreviver...

 

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Aulas de laboratório
Aula 1: Objetivos do curso (plano do curso); bibliografia básica; bibliografia complementar; critério adotado para avaliação no curso; primeiras etapas do projeto de uma instalação de bombeamento; revisão inicial de mecânica dos fluidos básica: escoamento considerado incompressível e em um escoamento em regime permanente; pressão efetiva e absoluta; equação manométrica; 'número de Reynolds e a classificação do escoamento incompressível; equação da continuidade; equação da energia e cálculo das perdas de carga. Aula 1:  primeira atividade: avaliando os conceitos de mecânica dos fluidos básica.

Atividade da turma das 9:10 horas

Atividade da turma das 11:00 horas

Atividade da turma das 13:40 horas

Aula 2: revisando as primeiras etapas do projeto de uma instalação de bombeamento: dados iniciais; dimensionamento das tubulações; esboço da instalação e obtenção da equação da CCI; exercício para obtenção do ponto de trabalho de uma bomba hidráulica selecionada para um dado projeto mencionando o intervalo ideal de vazão para a sua operação

Aula 2: Reflexões sobre os resultados obtidos nos cálculos da perda de carga antes da bomba hidráulica e depois da bomba hidráulica em uma instalação de recalque, tanto através dos cálculos teóricos como através dos resultados obtidos experimentalmente.

Esta aula pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=4mjmIINdBW8

 

http://www.youtube.com/watch?v=59veYGVgjEc

Aula 3: Exercícios para determinação do ponto de trabalho e reflexões sobre a utilização do diagrama de Rouse como um medidor de vazão. Aula 3: Determinação do comprimento equivalente da válvula globo de 1,5" e da válvula gaveta de 1" da bancada do laboratório em função da vazão e utilização do diagrama de Rouse como medidor de vazão.

Esta aula pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=pbjCMJL-UY4

 http://www.youtube.com/watch?v=kwoCsK3skic

http://www.youtube.com/watch?v=zEtapfR1_Nc

 

Aula 4: obtenção da equação da CCI; traçado da CCI e obtenção da equação da linha de tendência; condição para se ter um escoamento em queda livre; determinação da vazão de projeto; escolha preliminar da bomba; especificação do diâmetro do rotor adequado da bomba escolhida; exercício

 

Aula 4: obtenção da curva HB = f(Q) para a rotação de 3500 rpm e obtenção da equação da CCI através do inversor de frequência

Esta aula pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=5DIyg5X9-fk

http://youtu.be/KScpsoTrtuU

http://youtu.be/EMRmUkVbzOQ

http://youtu.be/omF99LXWeVg

Aula 5: Curvas que constituem as CCB; região de trabalho recomendada pelo fabricante da bomba hidráulica; conceito de cavitação (supercavitação); cuidados que visam evitar o fenômeno de cavitação; exercício Aula 5: experiência do freio dinamométrico

Esta aula pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube:

http://youtu.be/lm86kLKqPnE

http://youtu.be/qXJW88QA00U

Aula 6: Ponto de trabalho de uma bomba hidráulica; determinação do NPSHrequerido e do NPSHdisponível; condição necessária e suficiente para não se ter o fenômeno de cavitação; exercícios

Aula 6: Primeira prova de laboratório

Enunciado

 

Turma 140

Turma 240

Turma 340

Gabarito

Aula 7: primeira prova oficial (P1)

Prova sem consulta

Turma A

Turma B

Prova com consulta

Turma A

Turma B

Aula 7: gabarito da prova oficial (P1)

Prova sem consulta

Turma A

Turma B

Prova com consulta

Turma A

Turma B

 

Aula 8: associação em série de bombas hidráulicas. Exercícios

 

 

Aula 8: Visualizando a influência da perda de carga na vazão de escoamento (ponto de trabalho da bomba hidráulica). Visualização da economia de energia originada no controle da vazão pelo inversor de frequência em relação ao controle de vazão através de uma válvula globo.
Aula 9: Conceito de rotação específica e sua utilização para estimar o NPSHrequerido . Exercício
 

Aula 9: Experiência da associação em série de bombas hidráulicas.

 

 

Aula 10: Conceito de bomba unidade; utilização da rotação específica nominal (nq) para estimar o rendimento da bomba;  exercício

 

Aula 10:  Experiência da associação em paralelo de bombas hidráulicas.
 

Aula 11:  Especificação do motor elétrico adequado; cálculo do custo de operação da bomba; exercício; associação paralelo de bombas e exercício

 

Aula 11: Visualização do fenômeno de cavitação; cálculo do coeficiente de perda de carga de um venturi e cálculo do índice de cavitação.

 

Aula 12: Correções das curvas de bombas em função da viscosidade do fluido.

 

Aula 12: segunda avaliação prática de laboratório (nota de 0 a 2,0 da P2L)
 

Aula 13: especificação do diâmetro do rotor exato para um dado ponto de trabalho; exercício

 

Aula 13: Segunda prova de laboratório

Turma 140

Gabarito

Turma 240

Gabarito

Turma 340

Gabarito

Aula 14: P2 

Aula 14:  Gabarito da P2

Sem consulta

turma A

turma B

Com consulta Sem consulta

turma A

turma B

Com consulta
 
Aula 15:   
    Aula 15: