Voltar Busca na página e na web | |||||||
Aulas de teoria |
Nossa gratidão ao passado não pode significar permanecer preso a êle, já que o futuro, apesar das limitações que surgirão, deve nos inspirar a vivê-lo de uma forma diferente na busca de conquistar um sucesso ético e sustentável.
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de qualidade; ler poesias de Fernando Pessoa; ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores histórias infantis e vídeo da TV ESCOLA. Esse lugar existe. O Ministério da Educação disponibiliza isso bastando acessar o site:
Vai imprimir? Pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente. Before printing, think about your responsibility and commitment to the Environment.
Utilize o verso como rascunho.
If printed ? Do not
discard.
Aí eu terei chance de sobreviver...
|
Aulas de laboratório | |||||
Aula 1:
Problema para evocar os conceitos de mecânica dos fluidos básica que são
fundamentais para o curso de ME5330.
|
Aula 1:
Sínteses das sete (7) primeiras atividades de laboratório e que estão
alicerçadas em conceitos da mecânica dos fluidos básica.
|
||||||
Aula 2: Problema que mostra as diferenças básicas entre a mecânica dos fluidos básica e a mecânica dos fluidos para engenharia química, onde introduzimos as três primeiras etapas do projeto de uma instalação de bombeamento.
|
Aula 2:
Problemas alicerçados nas primeiras sete atividades do laboratório e que
possibilitam a compreensão, tanto do seu desenvolvimento como da
elaboração das planilhas do Excel para a sua solução.
|
||||||
Aula 3:
Continuação do problema da segunda aula, onde além de introduzir o
conceito de cavitação, estaremos desenvolvendo mais três etapas do
projeto de uma instalação de bombeamento.
|
Aula 3:
apresentação das equações que possibilitam a determinação da massa
específica da água e da sua viscosidade no intervalo de 0 a 100 graus
Celsius. Reflexões, tanto sobre as sete primeiras atividades como sobre
os problemas relacionados a elas.
|
||||||
Aula 4: Exercícios que utilizamos as seguintes etapas do projeto de bombeamento: dados iniciais; esboço da instalação; dimensionamento dos tubos; obtenção da equação da CCI; determinação da vazão de projeto; escolha preliminar da bomba; determinação do ponto de trabalho.
|
Aula 4:
Reflexões sobre o medidores de vazão e as sete (7) primeiras atividades
de laboratório
|
||||||
Aula 5:
Verificação do fenômeno de cavitação (NPSH) e cálculo do custo de
operação. Exercício
|
Aula 5:
refletindo o porque da perda ter aumentado com a
diminuição da vazão na tubulação após a bomba. Esta aula pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=pbjCMJL-UY4 http://www.youtube.com/watch?v=kwoCsK3skic http://www.youtube.com/watch?v=zEtapfR1_Nc
|
||||||
Aula 6: Exercícios
|
Aula 6: primeira prova de laboratório |
||||||
Aula 7: prova P1 sem consulta
|
Aula 7: prova P1 com consulta
|
||||||
Aula 8: avaliação prática individual das primeiras sete atividades de laboratório
|
Aula 8: experiências: determinação da curva HB = f(Q) para
uma dada rotação; freio dinamométrico e do inversor de frequência A parte referente ao freio dinamométrico pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube:
|
||||||
Aula 9: Vantagem de se utilizar o inversor de frequência como controlador de vazão. Exercício que mostra a necessidade de associar bombas hidráulicas. | |||||||
Esta atividade prática pode ser estudada através dos vídeos mencionados a seguir e que se encontram no YouTube: |
|||||||
Aula 10: Exercício e introdução a associação em série de bombas
|
|||||||
Aula 10:
Experiência da associação em série de bombas Esta experiência pode ser vista no YouTube: |
|||||||
Aula 11: Associação em paralelo de bombas hidráulicas; exercício
|
Aula 11:
Experiência da associação em paralelo de bombas Esta experiência pode ser vista no YouTube: |
||||||
|
Aula 12: exercício | ||||||
|
Aula 13: segunda prova de laboratório |
||||||
|
|||||||
|
|||||||
Aula 15: Gabarito da P3 | |||||||