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Aulas de teoria

 

As aptidões cerebrais devem ser desenvolvidas através da dedicação disciplina e persistência

 

 

 

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Aulas de laboratório

 

Aula 1: bibliografia básica, critério de avaliação, objetivo principal do curso, conceito de vazão, escoamento incompressível, escoamento em regime permanente, carga total mecânica em uma seção do escoamento incompressível e em regime permanente, equação da energia aplicada a uma instalação de bombeamento, cálculo de perda de carga distribuída e singular (ou localizada), conceito de comprimento equivalente, relação entre escala efetiva e absoluta, primeiras perguntas.

 

Mind mapping da primeira aula

 

Aula 1:  conceito de CCB e CCI, obtenção da equação da CCB e da CCI tanto a "mão" como pelo Excel, reflexões sobre a representação gráfica da CCB e da CCI, conceito de ponto de trabalho, reflexões sobre a bancada de laboratório e sobre as experiências nela realizadas , primeira atividade de laboratório.

 

Mind mapping da primeira aula de laboratório.

 

Aula 2: respondendo as quinze primeiras perguntas do curso e propondo a primeira lista de exercícios

 

 

Aula 2: Praticando a pedagógia da pergunta e respondendo as seguintes perguntas elaboradas pelas equipes de laboratório:  como obtemos a curva HB = f(Q) para uma dada rotação?;  como determinamos o coeficiente de perda de carga singular (KS) da redução de 1,5" x 1"?;  como determinamos a carga manométrica da bomba (HB) e a perda de carga total antes da bomba da bancada?; como determinamos a perda de carga distribuída em um trecho da bancada com diâmetro nominal de 1"?; como determinamos a carga estática da bancada de laboratório?; qual a diferença da leitura da vazão medida pelo medidor de vazão eletromagnético e a calculada pelo tanque superior? e como determinamos o coeficiente de perda de carga distribuída pelo diagrama de Rouse com dados experimentais?

 

 

Aula 3: introduzindo as etapas básicas de um projeto de bombeamento e desenvolvendo o primeiro projeto baseado em um exercício da primeira lista de exercícios

 

Aula 3

 

Aula 4: região ideal de funcionamento de uma bomba hidráulica; conceito de cavitação; exercícios e proposta da segunda lista de exercícios

Visualização através do pdf alicerçado no word

Visualização através do pdf alicerçado no PowerPoint

 

Aula 4 - experiência do freio dinamométrico 

 

Aula 5: exercícios relacionados ao fenômeno de cavitação; especificação do motor elétrico; cálculo do consumo de operação e estabelecimento da terceira lista de exercícios.

 

Aula 5: cálculo da perda de carga antes e depois da bomba pela equação da energia e determinação do comprimento equivalente da válvula globo de 1,5"e da válvula gaveta de 1" em função da abertura da mesma

 

Aula 6: Exercícios

 

Aula 6: Exercícios e obtenção da CCI através do inversor de frequência e porque usá-lo para controlar a vazão da instalação

 

Aula 7: Primeira prova P1

Turma A Turma B
Enunciado Enunciado
Gabarito Gabarito

 

Aula 7: Primeira prova de laboratório

Enunciado

Gabarito

 

Aula 8: resolução da primeira prova (P1)

 

Aula 8: resolução da primeira prova de laboratório (P1L)

 
 

Aula 9: associação em série de bombas hidráulicas, exercícios.

 

 

 

Aula 9: Experiência para visualização do fenômeno de cavitação e ampliação da experiência dos medidores de vazão: venturi e placa de orifício

Parte desta experiência pode ser visualizada no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=j-xZQ36T2vw

 

Aula 10: determinação da faixa de rotação de operação de um inversor de frequência para garantir um bom rendimento em todos os seus pontos e evitar o fenômeno de recirculação significativo.

 

Aula 10:  experiência da associação em série de bombas

 
 

Aula 11: associação em paralelo de bombas, exercícios

 

Aula 11: experiência da associação em paralelo de bombas

 

Aula 12: conceito de bomba unidade, rotação específica nominal, rotação específica, classificação das bombas em função da rotação específica, estimativa do NPSHreq e do rendimento em função da rotação específica, exercício

 

Aula 12: determinação exata do diâmetro do rotor, exercícios

 

Aula 13: correção das curvas da carga manométrica em função da vazão e do rendimento em função da vazão fornecidas pelo fabricante em função da  viscosidade do fluido bombeado; limitações das correções anteriores; exercício

 

Aula 13: exercício de aplicação da aula de teoria 13 com dados obtidos nas bancadas do laboratório