Dentre os vários aspectos referentes à ação do professor, um dos mais importantes refere-se à ênfase colocado no ensino e na aprendizagem. Para alguns autores, especialmente Abreu e Masetto (1985, p.5), um problema central em sala de aula é "a opção que o professor faz pelo ensino que ministra ao aluno ou pela aprendizagem que o aluno adquire".

Os conceitos do ensino e aprendizagem encontram-se indissociavelmente ligados. Porém, ao se falar de ensino evocam-se conceitos como: instrução, orientação, comunicação e transmissão de conhecimentos, que indicam o professor como elemento principal do processo. Já, ao se tratar da aprendizagem, evidenciam-se conceitos como: descoberta, apreensão, modificação de comportamento e aquisição de conhecimentos, que se referem diretamente ao aluno.

A ênfase colocada no ensino ou na aprendizagem torna-se, pois, importante indicador do modelo de atuação do professor. (Metodologia do Ensino Superior - Antonio Carlos Gil - 1990 - p.27)

A primeira grande decisão do professor:

Ênfase no ensino

Ênfase na aprendizagem