Ênfase na aprendizagem | |
Os educadores progressistas, preocupados com
uma educação para a mudança colocam maior ênfase na aprendizagem que
no ensino. Os humanistas constituem os exemplos mais claros de adoção
desta postura. Para estes educadores é nos alunos que estão centradas a
atividade educacional; em suas aptidões, expectativas, interesses,
oportunidades, possibilidades e condições de aprender. Os alunos são
incentivados a expressar as suas próprias idéias e a conquistarem sua
autonomia.
Neste caso, o principal papel do professor deixa de ser
o de ensinar, e passa a ser o de ser um facilitador da aprendizagem. Neste
contexto, “educar não é a arte de introduzir idéias na cabeça das
pessoas, mas de fazer brotar idéias” (Werner e Bower, 1987, p. 1-15). Não
é fazer preleções para divulgar a cultura, mas “organizar estratégias
para que o aluno conheça a cultura existente e crie cultura” (Abreu e
Masetto, 1986, p.11). As preocupações do professor que faz opção preferencial pela aprendizagem passam a ser do tipo: “Quais as expectativas dos alunos?”, “Em que medida determinado aprendizado será significativo para os alunos?” e “Que estratégias serão mais adequadas para facilitar o aprendizado dos alunos?” |
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