Ênfase na aprendizagem

Os educadores progressistas, preocupados com uma educação para a mudança colocam maior ênfase na aprendizagem que no ensino. Os humanistas constituem os exemplos mais claros de adoção desta postura. Para estes educadores é nos alunos que estão centradas a atividade educacional; em suas aptidões, expectativas, interesses, oportunidades, possibilidades e condições de aprender. Os alunos são incentivados a expressar as suas próprias idéias e a conquistarem sua autonomia. 

Neste caso, o principal papel do professor deixa de ser o de ensinar, e passa a ser o de ser um facilitador da aprendizagem. Neste contexto, “educar não é a arte de introduzir idéias na cabeça das pessoas, mas de fazer brotar idéias” (Werner e Bower, 1987, p. 1-15). Não é fazer preleções para divulgar a cultura, mas “organizar estratégias para que o aluno conheça a cultura existente e crie cultura” (Abreu e Masetto, 1986, p.11). 

As preocupações do professor que faz opção preferencial pela aprendizagem passam a ser do tipo:  “Quais as expectativas dos alunos?”, “Em que medida determinado aprendizado será significativo para os alunos?” e “Que estratégias serão mais adequadas para facilitar o aprendizado dos alunos?”

Voltar