Primeiro exemplo de avaliação:

 

1ª Questão:  Um óleo OC-4 será bombeado à razão de 3150 litros/h através de uma tubulação de aço, diâmetro nominal de 1 polegada, série 80, ligando a dois tanques abertos, com um comprimento de tubulação total igual a 130 metros, onde utiliza-se os seguintes acessórios (singularidades) hidráulicos: 9 cotovelos de 90º, 2 tês de passagem direta, 3 válvulas gavetas, uma válvula globo, uma válvula de retenção tipo leve e um filtro de linha (Leq=8,0 m ). Calcule a perda de carga e faça uma estimativa da potência da bomba (hB=70% ) a ser utilizada. Dados: densidade do óleo nas condições de escoamento, 879 Kg/m3 , viscosidade 4,4 x 10-3 Pa.s , desnível entre os tanques 15 m e aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s2 . (Valor – 3,5)

 2ª Questão:   Deseja-se projetar uma instalação de bombeamento, onde iremos transportar hidróxido de sódio com solução de 30 a 50% a uma vazão de 9000 litros/h. Sabendo-se que: a instalação é considerada pequena (preço do conjunto motobomba + preço da energia é mais significativo que o preço da tubulação mais acessórios hidráulicos) e que a pressão da linha nos permite trabalhar com tubulação padrão, especifique a tubulação antes e depois da bomba. Nesta questão, especifique o diâmetro nominal, o diâmetro interno e a área da seção livre. (Valor – 1,50)

3ª Questão:   Para a instalação esquematizada abaixo, pede-se obter o ponto de trabalho e verificar o fenômeno de cavitação para a bomba Mark Peerless 50-32 com diâmetro de rotor igual a 330 mm. (Valor – 5,0)

 Dados:

    

IMPORTANTE:    Após resolver o exercício, quais seriam seus comentários em relação à escolha da bomba Mark Peerless 50-32.

 

Para acessar a CCB e o gabarito da primeira avaliação é necessário se ter o Adobe Acrobat, de preferência o 6.0, se você não o tem, faça o download, para tal, clique aqui e instale-o em seu PC.

 

Clique aqui para ter acesso as curvas características da bomba Mark Peerless 50-32

Voltar

Solução da avaliação