Planejamento e orientação para acompanhamento da proposta do curso                 

Primeira aula

Propostas e metodologia do curso e exercícios para a primeira avaliação

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Segunda aula

Equação manométrica, da energia e cálculo da perda de carga, exercícios para a primeira avaliação

 

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Terceira aula

Cálculo da pressão na entrada da bomba, entendendo o fenômeno de cavitação e supercavitação, testando o aprendizado.

 

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Quarta aula

Cálculo do NPSH disponível, estudo dos primeiros passos para o desenvolvimento do projeto: dados iniciais, esboço da instalação, equação da CCI.

 

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Quinta aula

Obter a equação da CCI e o ponto de trabalho de uma bomba, verificação do fenômeno de cavitação.

 

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Sexta aula

Dimensionamento da tubulação através da velocidade econômica.

 

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Sétima aula

Exercícios

 

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oitava aula

Exercícios

 

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nona aula

Introdução a associação em série de bombas hidráulicas.

 

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décima aula

Exercício de associação em série de bombas hidráulicas e introdução da associação em paralelo de bombas hidráulicas.

 

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décima primeira aula

Exercício de associação em paralelo de bombas hidráulicas

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décima segunda aula

Análise dimensional e leis de semelhança aplicadas às bombas hidráulicas na alteração do ponto de trabalho e introdução a utilização do inversor de frequência.

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décima terceira aula

Após rever as etapas de um projeto básico de instalação de bombeamento, estuda-se as alterações que devem ser feitas no bombeamento de um fluido considerado viscoso.

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Onde os professores são diferentes do computador ou banco de dados, já que são facilitadores do aprendizado.

Sem se compreender e aceitar não é possível gostar de si mesmo. 

E foi gostando de mim mesmo e do que faço que propus uma metodologia onde o aluno é considerado uma fonte de autonomia e liberdade para fazer sua escolha, uma fonte de ação e iniciativa na construção do comprometimento com o processo de ensino aprendizado proposto.

Por outro lado, com nunca tive a intenção de alienar os alunos, procurei propor ao longo do curso desafios, os quais procuravam mostrar as diferenças básicas entre os criativos e os burocráticas, já que estes últimos têm medo das inovações, enquanto os criativos têm do imobilismo.

Ao longo do curso também procurei mostrar que as reais mudanças sempre têm o início na própria pessoa.  

       

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