Planejamento e
orientação para acompanhamento da proposta do curso
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Primeira aula
Propostas e metodologia do
curso e exercícios para a primeira avaliação |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da primeira aula clique na figura abaixo
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Segunda aula
Equação manométrica, da
energia e cálculo da perda de carga, exercícios para a primeira
avaliação |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da segunda aula clique na figura abaixo
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Terceira aula
Cálculo da pressão na
entrada da bomba, entendendo o fenômeno de cavitação e supercavitação,
testando o aprendizado. |
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síntese, em pdf, da terceira aula clique na figura abaixo
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Quarta aula
Cálculo do NPSH
disponível, estudo dos primeiros passos para o desenvolvimento do
projeto: dados iniciais, esboço da instalação, equação da CCI. |
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Quinta aula
Obter a equação da CCI e o
ponto de trabalho de uma bomba, verificação do fenômeno de cavitação. |
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Sexta aula
Dimensionamento da
tubulação através da velocidade econômica. |
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Sétima aula
Exercícios |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da sétima aula clique na figura abaixo
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oitava aula
Exercícios
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Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da oitava aula clique na figura abaixo
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nona aula
Introdução a associação em
série de bombas hidráulicas. |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da nona aula clique na figura abaixo
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décima aula
Exercício de associação em
série de bombas hidráulicas e introdução da associação em paralelo de
bombas hidráulicas. |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da décima aula clique na figura abaixo
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décima primeira
aula
Exercício de associação em
paralelo de bombas hidráulicas |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da décima primeira aula clique na figura abaixo
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décima segunda aula
Análise dimensional e leis
de semelhança aplicadas às bombas hidráulicas na alteração do ponto de
trabalho e introdução a utilização do inversor de frequência. |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da décima segunda aula clique na figura abaixo
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décima terceira aula
Após rever as etapas de um
projeto básico de instalação de bombeamento, estuda-se as alterações que
devem ser feitas no bombeamento de um fluido considerado viscoso. |
Quer ter acesso a
síntese, em pdf, da décima terceira aula clique na figura abaixo
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Onde os professores são
diferentes do computador ou banco de dados, já que são facilitadores do
aprendizado. |
Sem se compreender e
aceitar não é possível gostar de si mesmo.
E foi gostando de mim
mesmo e do que faço que propus uma metodologia onde o aluno é
considerado uma fonte de autonomia e liberdade para fazer sua escolha,
uma fonte de ação e iniciativa na construção do comprometimento com o
processo de ensino aprendizado proposto.
Por outro lado, com nunca
tive a intenção de alienar os alunos, procurei propor ao longo do curso
desafios, os quais procuravam mostrar as diferenças básicas entre os
criativos e os burocráticas, já que estes últimos têm medo das
inovações, enquanto os criativos têm do imobilismo.
Ao longo do curso também
procurei mostrar que as reais mudanças sempre têm o início na própria
pessoa. |
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Em
construção |