A parte prática, além de se basear no aprender fazendo, sempre estará ligada a uma iniciação didática, onde além de abrir as portas para um eventual docente, possibilita a parceria alunos, aluno orientando e professor orientador. Esta parceria é alicerçada no comprometimento de todos  no processo ensino e aprendizado já que esta atividade é um exemplo prático de como é possível romper os limites do currículo, do espaço físico e temporal, já que se trata de uma atividade extracurricular que entre a coleta de dados e elaboração do relatório demanda uma carga de aproximadamente 4 horas a cada quinze dias.

Material preparado pelo Eduardo Bocci Domingues em PowerPoint

Material preparado pela Daniella Caluscio dos Santos em PowerPoint

Um dos alicerces deste trabalho é a  Apostila de Laboratório de Sistemas Fluidomecânicos do Professor Sérgio Lopes dos Santos.

Para acessar o material elaborado para acompanhamento das experiências é necessário se ter o Adobe Acrobat, de preferência o 6.0, se você não o tem, faça o download, para tal, clique aqui e  instale-o em seu PC.