Elaboração dos planos de ensino
Os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica facilmente, sem obstáculos. Implica, pelo contrário, avanços, recuos, marchas às vezes demoradas. Implica luta. Na verdade, a transformação do mundo a que o sonho aspira é um ato político e seria uma ingenuidade não reconhecer que os sonhos têm seus contra-sonhos.” (Freire; 2000: 54)
"A prática concreta do professor do ensino superior assenta-se sobre três pontos principais: o conteúdo da área na qual o professor é um especialista; sua visão de educação, de homem e de mundo; a habilidade e os conhecimentos que lhe permitem uma efetiva ação pedagógica em sala de aula." (Abreu e Masetto; 1990: 1)
Portanto, o plano da disciplina também representa a visão, as crenças e as expectativas do professor. No meu caso, ele parte do desejo de construir um ambiente mais alegre e democrático (Gadotti, Moacir; Freire, Paulo e Guimarães, Sérgio; 2000), e para que isto seja factível, devem-se estimular debates, reflexões e críticas, impulsionando assim um processo educativo que torne as pessoas sujeitos, e não objetos, do próprio processo de aprendizagem. (Luckesi; Barreto; Cosma e Baptista; 1998)
As concepções anteriores constituem parte das utopias do professor, onde, neste caso, utopia é inventar a educação que ele quer.
E isto implica em tomar decisões, principalmente as ligadas ao seu planejamento ...
O professor também consolida as decisões tomadas a partir do planejamento em planos de ensino. Primeiramente, elabora o plano da disciplina, que envolve de forma global as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo (ou semestre). A seguir, elabora os planos de unidade, que visam orientar sua ação em relação a cada uma das partes do plano da disciplina. Cada uma dessas partes ou unidades corresponde naturalmente a ações a serem desenvolvidas ao longo de uma, duas ou mais aulas. e à medida que o professor especifica as realizações diárias, elabora também planos de aulas.
Não existe um modelo rígido a ser seguido na elaboração do plano de disciplina, porém levando-se em consideração o que foi mencionado anteriormente, pode-se estabelecer algumas partes básicas que devem fazer parte do plano:
Devemos agora pensar no plano de unidade ...