Primeira aula: Introdução ao curso

Neste intuíto, após conhecer suas expectativas iniciais, procuro mostrar a importância do planejamento, principalmente na profissão por vocês escolhida.

No meu planejamento, procurei fixar os seguintes pontos:

1. Objetivos

2. Conteúdos

3. Bibliografia

4. Estratégia

5. Avaliação

Objetivos: Fazer com que os alunos se conheçam e conheçam a proposta do curso.

Conteúdo: Introduzir o objetivo do curso e sensibilizar os alunos da importância do mesmo para a formação almejada

Bibliografia da aula:

Internet http://www.escoladavida.eng.br

Clicar em “Reeducação”, em seguida em “Tópicos de Humanidade” e aí é só começar a navegar.

Estratégia: AED e Simulação da criação de uma empresa burocrática.

Avaliação: Observação e tabulação das expectativas.

Nota: O planejamento é o primeiro passo do que chamamos de PDCA, que é a primeira ferramenta básica na busca da qualidade, que representa uma das condições essenciais de sobrevivência.

Propostas do curso:

1. Viabilizar o comprometimento da comunidade acadêmica (professor + aluno + instituição) com o processo ensino & aprendizagem na busca da excelência.

2. Abordar os conhecimentos básicos para ser desenvolver um trabalho de excelência.

3. Criar a conscientização da responsabilidade, inclusive a social, na formação de um profissional da engenharia crítico e humanista com uma sólida formação técnica.

4. Estudar a educação como campo social de disputa hegemônica.

5. Analisar o fim da sociedade do trabalho e a não centralidade do trabalho na vida humana.

6. Estudar a educação como formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática.

7. Estabelecer as condições básicas, e as mudanças necessárias, para se ter um profissional da engenharia crítico e humanista com uma sólida formação técnica.

8. Desenvolver os conceitos e práticas para um trabalho em equipe.

9. Refletir e aplicar a ética na formação do profissional proposto.

10. Analisar o profissional da engenharia crítico e humanista com uma sólida formação técnica diante da globalização.

11. Estudar a questão tecnológica em relação ao ensino como processo e o profissional que se deseja formar.

12. Estudar a metodologia científica como:

12.1. Uma ferramenta para a organização de estudo na Escola.

12.2. Facilitadora da elaboração de seminários.

12.3. Forma de desenvolvimento de uma monografia científica.

13. Recorrer a Internet como fonte de pesquisa.

14. O projeto: um caminho possível para a construção e pratica do conhecimento.

Bibliografia do curso:

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FAGUNDES, Márcia B. Aprendendo Valores éticos. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. SANTOS,

Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a Sapiência: o dilema da educação. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

POSKITT, Kjartan. Isaac Newton e sua Maçã. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do capitalismo real. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

IGNÁCIO, Raimundo F. Escola da Vida http://www.escoladavida.eng.br

ESCOLA on-line: http://revistaescola.abril.com.br/home/home.shtml