Simulando uma atuação da engenharia na solução de problema |
Considerando
o problema proposto, temos:
Dispositivo para alimentar a camisa de resfriamento
de um reator experimental que
é alimentado por uma salmoura alcoólica a 20%,
a qual encontra-se a
-1°C e com a
pressão um pouco acima da atmosférica (massa específica igual a
977,6
Kg/m3 e viscosidade igual a
5,5 x 10-3Paxs);
O tubo considerado é representado por um
trecho reto sem
válvulas ou qualquer outro acessório hidráulico.
Para
este primeiro problema
pede-se a vazão da salmoura alcoólica
20% para a situação descrita
No
intuito de motivar estas reflexões, pergunto:
P1
– O que se pode concluir da informação:
trecho
reto sem válvulas ou qualquer outro acessório hidráulico? Em qualquer escoamento fluido, pode-se ter dois tipos de perda de carga: ü
perda
de carga distribuída (hf) -
que é a perda que ocorre em trechos seção constante (reto) com
comprimento não desprezível e onde não se tem nenhuma singularidade
(acessório hidráulico).
A perda
de carga distribuída é geralmente calculada pela formula universal, a
qual é reconhecida pela norma da ABNT
onde:
f -
coeficiente
de perda de carga distribuída ou fator de atrito de Darcy
P1N
– Como podemos determiná-lo? L - comprimento da tubulação consideradaDH - diâmetro hidráulico, que ao considerar uma tubulação forçada de seção transversal circula é igual ao diâmetro interno (Dint)
P2N – Por
que?
v
-
velocidade
média do escoamento.
g
-
aceleração
da gravidade ü
Perda
de carga singular ou localizada (hS), que
é a perda que ocorre em comprimentos desprezíveis em relação ao
comprimento da instalação e onde ocorre: mudança de direção, ou mudança
de seção ou se tem presença de acessórios hidráulicos (ou
singularidades = válvulas, joelhos, etc. ...) A perda de carga singular pode ser calculada pela expressão:
onde:
KS
-
coeficiente
de perda de carga singular ou localizada
v
-
velocidade
média do escoamento.
g
-
aceleração
da gravidade
P3N –
Considerando uma redução (ou ampliação) como mostra a figura a seguir,
qual das velocidades médias (v1 ou v2) você
utilizaria para calcular hS? Justifique.
Após relembrarmos os conceitos de hf e hS, podemos
afirmar que a informação -
trecho
reto sem válvulas ou qualquer outro acessório hidráulico
– garante que para este problema só temos perda de carga
distribuída (hf). P2
- Para que seria importante a informação da temperatura (-1°C)
e da pressão (pouco acima da pressão atmosférica) para a salmoura alcoólica a 20%?
Seria
importante para especificarmos as suas propriedades, tais como sua massa
específica (r) e
a sua viscosidade dinâmica, ou absoluta ou simplesmente viscosidade (m).
P4N –
Determine a viscosidade cinemática
(n)
da salmoura alcoólica a 20% a partir da sua massa específica e de
sua viscosidade?
P3 – O que realmente determinamos através do através do manômetro em
U? Determinamos a variação de pressão entre as duas seções consideradas, que para o problema proposto é: p1 - p2
Escrevendo a equação manométrica, teríamos:
P5N - Considerando que o gHg=13600 Kgf/m3, podemos afirmar que a diferença de pressão entre as seções 1 e 2 é igual a 744,72 Kgf/m2? Justifique. Dado: gsalmoura=977,6 Kgf/m3
P6N – Explique porque aplicando a equação da energia de (1) a (2), temos:
A partir deste ponto, podemos escrever a equação I:
P7N – Analisando a equação anterior, notamos que utilizamos a aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s2, poderíamos sem nenhum prejuízo ter utilizado a mesma igual a 10 m/s2? Justifique sob o ponto de vista de execução de um projeto.
Como:
temos:
Nesta
altura, alguém poderia estar pensando: “esta solução não apresentou
nada de novo e não teve nenhuma solução específica da Engenharia Química!” “Para Engenharia Química, poderíamos ter usado a equação de Poiseuille:
P8N – Por que na utilização da equação de Poiseuille consideramos 744,72x9,8? Pela equação de Poiseuille, obtemos facilmente a velocidade média do escoamento:
P9N – Ao compararmos as duas respostas obtidas, constatamos
um grande diferença, você seria capaz de dizer por que? Qual das duas
você consideraria certa? Justifique.
P10N – Na sua opinião, qual das soluções é mais
abrangente para soluções de problemas de engenharia? Justifique. Lembre: a engenheira e o engenheiro, além de saber resolver o problema têm que ter a capacidade de explicar e justificar a sua solução, este foi o motivo que originou as questões adicionais (P1N a P10N).
Será que houve construção de conhecimento? É fundamental que você responder a esta questão para facilitar esta resposta, relembro:
Portanto:
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