A instalação está sendo projetada

Após a determinação da equação da CCI (Curva Característica da Instalação) com a vazão de projeto (Qprojeto= (fator de seg.)*Qdesejada na equação da CCI determina-se o HBprojeto ambos para o fluido viscoso.

Entra-se no gráfico para obtenção dos coeficientes de correção com a vazão do líquido viscoso (Qv= Qprojeto) e sobe-se com uma reta vertical até encontrar a reta inclinada correspondente a carga manométrica viscosa (HBv = HBprojeto), puxa-se deste ponto uma reta horizontal até encontrar a reta inclinada correspondente a viscosidade do fluido, puxa-se então uma reta vertical para se obter os coeficientes de correção:

sendo que o CH foi obtido para 1.0*Q.

Com os coeficientes anteriores se obtém a vazão para água (Qa) e a carga manométrica para a água (HBa) e é com estes par de pontos que se escolhe preliminarmente a bomba no diagrama de tijolos.

Exemplos de diagrama de tijolos

Escolhida a bomba, no catálogo do fabricante, se obtém as suas CCBs e traçando sobre elas a CCI determina-se o rendimento (hBa) e com o coeficiente Ch obtém-se o hBv o qual deve ser superior a 0,5*hBa, caso isto não ocorra deve-se rejeitar a bomba escolhida preliminarmente.

Clique na figura a seguir e veja um exemplo de aplicação