Exercício complementar relativo ao inversor de freqüência

Considerando as curvas características para as freqüências de 60, 45 e 35 Hz dadas no exercício do inversor de freqüência da aula anterior, pede-se:

1.       a redução da potência consumida da rede quando ao invés de trabalhar com bomba de 60 Hz  com a válvula controladora de vazão parcialmente aberta para se ter a  vazão máxima  da bomba operando a 45 Hz          (Q = 2,4 l/s),  utiliza-se o inversor de freqüência para se obter a redução da vazão sem o fechamento da válvula controladora de vazão (alunos com o último número do número da matricula par).

Dados para a vazão de 2,4 l/s: rendimento da bomba operando a 45 Hz igual a 72%, rendimento da bomba operando a 60 Hz igual a 60%, para ambos os casos o rendimento do motor elétrico igual a 80% e peso específico da água igual a 998,01 kgf/m³.

2.     a redução da potência consumida da rede quando ao invés de trabalhar com bomba de 60 Hz  com a válvula controladora de vazão parcialmente aberta para se ter a  vazão máxima  da bomba operando a 35 Hz          (Q = 1,9 l/s),  utiliza-se o inversor de freqüência para se obter a redução da vazão sem o fechamento da válvula controladora de vazão (alunos com o último número do número da matricula impar).

Dados para a vazão de 1,9 l/s: rendimento da bomba operando a 35 Hz igual a 75%, rendimento da bomba operando a 60 Hz igual a 67%, para ambos os casos o rendimento do motor elétrico igual a 85% e peso específico da água igual a 998,01 kgf/m³.

Para acessar a solução dos impares clique na figura abaixo

Para acessar a solução dos pares clique na figura abaixo

Correções das curvas características da bomba ao se transportar um fluido viscoso.

As curvas características da bomba são obtidas para água com massa específica igual a 1000 kg/m³ e não sofrem alterações desde que a viscosidade cinemática seja inferior, ou igual a 20 mm²/s.

Portanto, um fluido será considerado viscoso quando sua viscosidade cinemática for maior que 20 mm²/s, até este valor não há necessidade de se corrigir as curvas características da carga manométrica e do rendimento em função da vazão mesmo estando com uma massa especifica diferente de 1000 kgf/m³, só se corrige a potência nominal da bomba, já que para o seu cálculo se considera o peso específico do fluido e este sofreu alteração.

Já para um fluido viscoso, deve-se corrigir as suas curvas características.

É importante notar que sempre haverá duas possibilidade para se efetuar as correções mencionadas:

1a - a instalação de bombeamento já existe e deixará de transportar água para transportar um fluido viscoso.

2a - a instalação está sendo projetada.