Exercício complementar relativo ao inversor de freqüência Considerando as curvas características para as freqüências de 60, 45 e 35 Hz dadas no exercício do inversor de freqüência da aula anterior, pede-se:
1. a redução da potência consumida da rede quando ao invés de trabalhar com bomba de 60 Hz com a válvula controladora de vazão parcialmente aberta para se ter a vazão máxima da bomba operando a 45 Hz (Q = 2,4 l/s), utiliza-se o inversor de freqüência para se obter a redução da vazão sem o fechamento da válvula controladora de vazão (alunos com o último número do número da matricula par). Dados para a vazão de 2,4 l/s: rendimento da bomba operando a 45 Hz igual a 72%, rendimento da bomba operando a 60 Hz igual a 60%, para ambos os casos o rendimento do motor elétrico igual a 80% e peso específico da água igual a 998,01 kgf/m³.
2. a redução da potência consumida da rede quando ao invés de trabalhar com bomba de 60 Hz com a válvula controladora de vazão parcialmente aberta para se ter a vazão máxima da bomba operando a 35 Hz (Q = 1,9 l/s), utiliza-se o inversor de freqüência para se obter a redução da vazão sem o fechamento da válvula controladora de vazão (alunos com o último número do número da matricula impar). Dados para a vazão de 1,9 l/s: rendimento da bomba operando a 35 Hz igual a 75%, rendimento da bomba operando a 60 Hz igual a 67%, para ambos os casos o rendimento do motor elétrico igual a 85% e peso específico da água igual a 998,01 kgf/m³.
|
||
Correções das curvas características da bomba ao se transportar um fluido viscoso. As curvas características da bomba são obtidas para água com massa específica igual a 1000 kg/m³ e não sofrem alterações desde que a viscosidade cinemática seja inferior, ou igual a 20 mm²/s. Portanto, um fluido será considerado viscoso quando sua viscosidade cinemática for maior que 20 mm²/s, até este valor não há necessidade de se corrigir as curvas características da carga manométrica e do rendimento em função da vazão mesmo estando com uma massa especifica diferente de 1000 kgf/m³, só se corrige a potência nominal da bomba, já que para o seu cálculo se considera o peso específico do fluido e este sofreu alteração. Já para um fluido viscoso, deve-se corrigir as suas curvas características. É importante notar que sempre haverá duas possibilidade para se efetuar as correções mencionadas: 2a - a instalação está sendo projetada.
|
||