Síntese da quarta aula da unidade 2

Material preparado para uma consulta rápida.

Voltar

Atualizado: 01-09-2008

Clique na figura abaixo e tenha acesso ao material completo e que faz parte do livro eletrônico - Curso Básico de Mecânica dos Fluidos

2.5.1 Escala absoluta

É a escala de pressão que adota como zero o vácuo absoluto, o que justifica a afirmação que nesta escala só existe pressões positivas, teoricamente poderíamos ter a pressão igual a zero, que representaria a pressão do vácuo absoluto.

O aparelho mais comum que efetua leituras de pressões absolutas é o barômetro, utilizado na determinação da pressão atmosférica local, também denominada de pressão barométrica.

Observação: É comum na Engenharia, também trabalharmos com a pressão atmosférica técnica, que é igual a 10000 kgf/m2 .

2.5.2 Escala Efetiva ou Relativa

É a escala de pressão que adota como zero a pressão atmosférica local, o que justifica a afirmação que nesta escala existe: pressões negativas (depressões ou vácuos técnicos), nulas e positivas.

Devemos salientar que a menor depressão possível é -patm , que para a escala absoluta, corresponderia ao vácuo absoluto.

Os aparelhos mais utilizados para a determinação da pressão efetiva são: o piezômetro e o manômetro metálico. Neste item, estaremos falando do piezômetro, que é simplesmente um tubo de vidro graduado aberto em suas extremidades.

 

 

 

                                  h

g

 

 

p = g x h

 

A coluna h registrada no piezômetro é denominada de carga de pressão.

2.6 Diagrama comparativo entre escalas de pressão

2.8 Manômetro metálico tipo Bourdon

Este aparelho é usado em diversas aplicações da Engenharia, o que justifica a sua abordagem nesta unidade.

Mencionamos alguns exemplos: calibragem de pneus em postos de gasolina, “garrafas de oxigênio” em hospitais, etc. ... Demonstramos seu princípio de funcionamento através da figura 2.17.

 

 

A pressão medida (pm) pelo manômetro metálico tipo Bourdon é também denominada de pressão manométrica e indica a diferença entre a pressão interna e a pressão externa.

Reflexões

P1- Nesta máquina, atuamos com vacuômetros, a pressão que o mesmo está registrando está em que escala de pressão?

P2- Neste processo, necessitamos escolher uma bomba de vácuo, que irá propiciar uma depressão de -350 mmHg. A propósito esta depressão está em que escala?

P3- Nossa fábrica está situado ao nível do mar. Efetuando uma análise do processo concluímos a necessidade de uma depressão de 15,2 psi. Isto será viável?

P4- A pressão barométrica (ou pressão atmosférica), que é lida pelo barômetro, está em que escala?

P5- A pressão de vapor, que representa a pressão que a uma dada temperatura observa-se à vaporização do líquido, que é geralmente determinada em manuais de termodinâmica, está em que escala de pressão?

P6- Ao ler uma carga de pressão através de um piezômetro, qual a escala que este aparelho medidor de pressão opera?

P7- Estando em um local, onde a pressão barométrica é 8,9 mca, qual a máxima altura teórica de sucção?

Voltar