Uma conquista se inicia ao desejá-la e eu desejo mudar alguns paradigmas da educação, os quais poderiam ser definidos por frases do Cazuza: "eu vejo o futuro repetir o passado" e "eu vejo um museu de grandes novidades".
 

Última atualização:  18/02/2015

 

Uma proposta pedagógica

Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

 


Voltar

Busca na página e na web

http://www.youtube.com/user/raigfe?feature=mhsn

 

Calcule o tempo de vida que você já viveu  

Voltar

O aprendizado deve ser encarado como um processo, além de participativo, festivo e responsável pela construção de um mundo sustentável.

 

 

 

Triste época esta,

onde as pessoas preferem pedir,

ao lutar pelas conquistas,

e desta forma não percebem

que esta postura as tornam

meras semeadoras de fracassos futuros.

 

Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

 

 

Não desejo ensinar nada a ninguém, mas sonho em inspirar a todos a construir seu próprio caminho para o aprendizado através da persistência, dedicação e disciplina.

Endereço dos vídeos no YouTube

Experiências de mecânica dos fluidos

http://www.youtube.com/watch?v=mG6ccG2QB38

 

Experiência de Reynolds

http://www.youtube.com/watch?v=V_ggjAWKtB0&feature=youtu.be

 

Experiência do tubo de Pitot

http://youtu.be/Ab0InGE8lu4

 

Experiência dos medidores de vazão - parte teórica

http://youtu.be/WK7q3EIaSoc

 

Coleta de dados da experiência do Venturi

http://youtu.be/Z94mVzmKuDI

 

Coleta de dados da experiência da placa de orifício

http://www.youtube.com/watch?v=3j9Yi8nT-IQ

 
 

Certeza

 

 

 

Voltar

 

 

 

Anotações de aulas

Aula 1

06/02/2014

 

Bibliografia básica do curso; o que estudamos em mecânica dos fluidos;  cálculo do volume  e da área da base de um reservatório cúbico; conceito de mecânica dos fluidos e fluidos e sua primeira classificação; conceito de massa específica e peso específico e suas unidades no SI; relação entre peso específico e massa específica; exercícios.

 

Aula 2

13/02/2014

 

Mencionar novamente a metodologia adotada para desenvolver o curso; propor e resolver exercício para sintetizar o que foi estudado na primeira aula; mencionar o sistema internacional (SI) de unidades definindo as suas grandezas fundamentais e derivadas; determinar a massa específica d'água no intervalo de 0 a 100 graus Celsius; introduzir a segunda classificação dos fluidos: incompressíveis e compressíveis; especificar as restrições do curso; determinação da aceleração da gravidade em função da latitude e altitude; definir uma instalação de recalque mencionando os seus componentes básicos; definir uma bomba hidráulica; conceituar pressão e pressão em um ponto fluido na escala efetiva (ou relativa); exercícios

 

Aula 3

20/02/2014

 

Síntese das duas primeiras aulas; definir carga de pressão mencionando as suas principais unidades; apresentar os aparelhos medidores de pressão do tipo piezômetro e manômetro metálico tipo Bourdon; definir pressão manométrica e pressão barométrica; falar do barômetro; evocar o teorema de Stevin e a equação manométrica; esclarecer dúvidas do exercício proposto. 

 

Aula 4

27/02/2014

 

Exercícios de equação manométrica; lei de Pascal; exercícios

 

Aula 5

13/03/2014

 

Exercício onde utilizamos a lei de Pascal, equação manométrica, conceito de piezômetro e manômetro diferencial e em forma de U; introdução do escoamento incompressível e em regime permanente, energias que podem sofrer variação neste tipo de escoamento e sua unidade no SI, conceito de carga e carga total e a sua unidade no SI. 

 

Aula 6

20/03/2014

 

Exercícios de estática dos fluidos em conjunto com a equação de Clapeyron, conceito de escoamento incompressível e em regime permanente onde calculamos a vazão, a velocidade média do escoamento e aplicamos a equação da continuidade (conservação de massa - capítulo 3), conceito de balanço de energias em escoamentos incompressíveis e em regime permanente, conceito de carga: potencial, de pressão, cinética e total, introdução da equação de Bernoulli e sua aplicação no medidor de vazão tipo Venturi.

 

 

Aula 7

27/03/2014

 

 

 

Síntese do que estudamos até o momento. Capítulo 1 - conceito de fluido; classificação básica dos fluidos; conceito de massa específica e peso específico e a relação entre eles; determinação da massa específica d'água entre 0 e 1000C; determinação da aceleração da gravidade em função da latitude e altitude; equação de Clapeyron. Capítulo 2 - conceito de pressão, escala efetiva ou relativa; pressão em um ponto fluido; conceito de carga de pressão; teorema de Stevin e suas conclusões; relação entre unidades de pressão; equação manométrica; escala absoluta; diagrama comparativo entre escalas; barômetro; piezômetro; manômetros metálicos tipo Bourdon; pressão manométrica; lei de Pascal. Capítulo 3 - conceito de escoamento incompressível e em regime permanente; conceito de vazão e velocidade média do escoamento; determinação de forma direta da vazão; equação da continuidade (conservação de massa) para um escoamento incompressível e em regime permanente com uma entrada e uma saída. Capítulo 4 - introdução mencionando as energias observadas em uma seção do escoamento incompressível e em regime permanente; conceito de carga e os tipos de cargas observadas no escoamento estudado; equação de Bernoulli e sua aplicação no medidor tipo Venturi. Ampliando os estudos do capítulo    1 - conceito de viscosidade e viscosidade cinemática, suas unidades no SI e no CGS e relação entre elas; conceito de massa específica relativa e a modificação da equação de Clapeyron para cálculo da massa específica do ar nas CNPT. Capítulo 4: consequência da viscosidade no escoamento real incompressível e em regime permanente e condição para existir o escoamento em um trecho sem máquina hidráulica. exercícios  

Vejam a síntese da estática dos fluidos no Youtube:

http://youtu.be/N4KmzmFH32A

 

 

 

Aula 8

03/04/2014

 

Primeira prova diversificada

Aula 9

10/04/2014

 

Resolução da primeira prova diversificada. Equação da energia para um fluido real escoando em um trecho sem máquina hidráulica com escoamento incompressível e em regime permanente. Exercício

 

Aula 10

24/04/2014

 

Exercícios - Conceito de vazão em peso. Conceito de vazão em massa. Relação entre vazão em peso, vazão em massa e vazão em volume. Equação da energia em presença de máquina; noção de potência do fluido

 

Aula 11

08/05/2014

 

Exercícios - Noção de potências e rendimentos em máquina hidráulica. Classificação do escoamento incompressível e em regime permanente em função do deslocamento transversal de massa (laminar, transição e turbulento). Experiência de Reynolds.

 

 

Aula 12

15/05/2014

  

Retomada da terceira lista de exercícios e resolução de alguns de seus exercícios

 

Aula 13

22/05/2014

 

Segunda prova diversificada

Gabarito da segunda prova diversificada

 

Aula 14

29/05/2014

 

Força de resistência viscosa. Conceito de tensão de cisalhamento. Conceito de gradiente de velocidade. Lei de Newton da viscosidade. Determinação da velocidade média de escoamento para os escoamentos laminar e turbulento através de um conduto forçado e de seção transversal circular. Entrega da quarta lista de exercícios e sua resolução de alguns deles.

 

Aula 15

05/06/2014

 

Prova oficial

Gabarito da prova oficial

Aula 16

   

 

 

Aula 17

 
 

 

Aula 18

 
   
       
 

Aula 19

 
   
       
   




Ementa proposta pela Faculdade Mario Schenberg





 

Endereço dos vídeos no YouTube

Estática dos fluidos - parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=JH4yYeL997k&feature=youtu.be

 

 Estática dos fluidos - parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=z3D26YdikT4

 

Estática dos fluidos - parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=uS4SEiXGx9o&feature=youtu.be

 

Exercício de estática dos fluidos

http://www.youtube.com/watch?v=DqyWxYhFSPU&feature=related

 

Exercício 2.1 da bibliografia básica

http://www.youtube.com/watch?=aZlntVdu0KM&list=TLJ7ps1TtNrsY

 

Exercício 2.9 da bibliografia básica

http://www.youtube.com/watch?v=M39GWNt6TmU&list=TLJ7ps1TtNrsY

 

Exercício 2.13 da bibliografia básica

http://www.youtube.com/watch?v=6Mfxo_hny5I

 

Exercícios de estática dos fluidos

http://www.youtube.com/watch?v=xii61V0M8z0&feature=youtu.be

 

Exercícios de estática dos fluidos

http://www.youtube.com/watch?v=UAjI0bS6GKs&feature=youtu.be

 



Exercícios resolvidos de estática dos fluidos da bibliografia  básica

Quadro de avisos

 

Manômetro metálico

 

Primeira lista de exercícios

 

Transformações de unidades

 

Exercícios resolvidos de estática dos fluidos da bibliografia  básica

 

Bibliografia complementar e exercícios

 

Exercícios resolvidos do capítulo 1 da bibliografia básica

 

Exercícios resolvidos do capítulo 2 da bibliografia básica

 

Exercícios resolvidos do capítulo 3 da bibliografia básica

 

Exercícios resolvidos do capítulo 4 da bibliografia básica

 

Terceira lista de exercícios

 

Quarta lista de exercícios

 

Gabarito da quarta lista de exercícios


Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de qualidade; ler  poesias de Fernando Pessoa; ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores histórias infantis e vídeo da TV ESCOLA. Esse lugar existe. O Ministério da Educação disponibiliza isso bastando acessar o site:

 www.dominiopublico.gov.br

Voltar

 
page hit counter