Uma conquista se inicia ao desejá-la e eu desejo mudar alguns paradigmas da educação, os quais poderiam ser definidos por frases do Cazuza: "eu vejo o futuro repetir o passado" e "eu vejo um museu de grandes novidades".
 

Última atualização:  18/02/2015

 

Uma proposta pedagógica

Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

 


Voltar

Busca na página e na web

http://www.youtube.com/user/raigfe?feature=mhsn

 

Calcule o tempo de vida que você já viveu  

Voltar

O aprendizado deve ser encarado como um processo, além de participativo, festivo e responsável pela construção de um mundo sustentável.

 

 

 

Triste época esta,

onde as pessoas preferem pedir,

ao lutar pelas conquistas,

e desta forma não percebem

que esta postura as tornam

meras semeadoras de fracassos futuros.

 

Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

 

 

 

 

 

 

 

Anotações de aulas

07/02/2013

 

Restrições do capítulo 2, conceito de pressão, conceito de massa específica e peso específico, escala efetiva de pressão, pressão em um ponto fluido, escala absoluta, lei de Pascal, exercícios.

 

14/02/2013  

Teorema de Stevin, conclusões do teorema de Stevin, manômetro diferencial em forma de U, equação manométrica, exercício.

 

21/02/2013  

Manômetro metálico tipo Bourdon, utilização do piezômetro na determinação de carga de pressão, diagrama comparativo entre escala de pressão, exercício

 

28/02/2013

 

Determinação da massa específica d'água em função da    temperatura no intervalo de 0 a 1000C. Determinação da    aceleração da gravidade em função da latitude e da altitude. Conceito de vazão e a sua determinação de forma direta.      Definição de escoamento incompressível e em regime permanente. Equação da energia para um escoamento unidirecional,  incompressível e em regime permanente sem presença de máquina hidráulica. Cálculo da velocidade média de escoamento. Exercícios

 

07/03/2013

 

Exercícios

 

14/03/2013

Exercícios

21/03/2013  

Regime permanente, conceito de fluido, viscosidade ou viscosidade dinâmica, viscosímetro de Saybolt, viscosidade cinemática, escoamento laminar, transição e turbulento, experiência de Reynolds, cálculo do número de Reynolds, diâmetro hidráulico, cálculo da velocidade média para um conduto forçado de seção transversal circular para o escoamento laminar e turbulento, conceito de vazão, vazão em massa, relação entre vazão em massa e vazão e equação da conservação em massa, ou equação da continuidade, para um sistema com diversas entradas e saídas no qual temos a formação   de uma mistura homogênea.

 

04/04/2013

 

Exercícios: determinação da velocidade média para o escoamento turbulento em conduto forçado de seção transversal circular, aplicação da equação da continuidade

 

11/04/2013

 

Determinação da massa específica, peso específico, viscosidade e viscosidade d'água para uma temperatura t que está compreendida entre 0 e 100 0C; equacionamento do medidor de vazão Venturi e exercícios.

 

18/04/2013  

Conceito de bomba hidráulica, turbina hidráulica, equação da    energia na presença de máquina hidráulica, exercícios

 

25/04/2013  

Reflexões sobre a equação da energia e sua aplicação aos medidores de vazão, exercício

 

02/05/2013  

Complementação da primeira avaliação

Primeiro horário

Segundo horário

 

   

 

   
   

 

 

     
   
   
   
 
   
 
   




Ementa proposta pela Faculdade Mario Schenberg





 

Sites dos videos no YouTube

http://youtu.be/JH4yYeL997k

http://youtu.be/z3D26YdikT4

http://youtu.be/uS4SEiXGx9o

http://www.youtube.com/watch?v=DqyWxYhFSPU&feature=related

http://youtu.be/xii61V0M8z0
http://youtu.be/UAjI0bS6GKs
http://youtu.be/V_ggjAWKtB0


 

Quadro de avisos

Primeira lista de exercícios de 2013 

Segunda lista de exercícios de 2013 

Arquivos em pdf da primeira prova, os gabaritos estão publicados na aula de 02/05/2013 (primeiro horário) e (segundo horário)

Transformações de unidades

Exercícios resolvidos de estática dos fluidos da bibliografia  básica

Bibliografia complementar e exercícios
Exercícios resolvidos do capítulo 1 da bibliografia básica
 

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de qualidade; ler  poesias de Fernando Pessoa; ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores histórias infantis e vídeo da TV ESCOLA. Esse lugar existe. O Ministério da Educação disponibiliza isso bastando acessar o site:

 www.dominiopublico.gov.br

 Está é uma foto histórica, estou dentro do Pacaembú assistindo o Corinthians contra o Guarani e tirei esta foto com o Zé Maria, que também era conhecido como o super Zé.

Voltar

 
page hit counter