Bibliografias

Desenvolvida com prazer e esperança.

Através delas construo caminhos para o desenvolvimento dessa proposta pedagógica, onde

uma das suas fontes inspiradoras é a frase do professor Paulo Freire extraída do livro - Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa - São Paulo: Paz e Terra, 1997, p.115:

"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de não importa o que. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa."

Última atualização:

20/01/2011

MASETTO, M., ABREU, M. C. de – O Professor Universitário em Aula – M. G. Editores Associados, 1990. 8a edição

MASETTO, M., PACHECO, C. R. de F., ... , IGNÁCIO, R. F. ...(et al.) - Ensino de Engenharia - São Paulo: AVERCAMP Editora, 2007

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Professora Sim – tia não – cartas a quem ousa ensinar. 10ª edição. São Paulo: Editora Olho d’Água, (1ª edição em 1993)

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 19ª edição.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18ª edição.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970

FREIRE, Paulo. Educação com prática da liberdade. 23ª edição.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967

CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento (fundamentos epistemológicos e políticos). 6ª edição. São Paulo: Cortez e Instituto Paulo Freire, 2002.

MCLAREN, Peter – Utopias provisórias. As pedagogias críticas num cenário pós-colonial.  Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1999.

MCLAREN, Peter – A vida nas escolar. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação (1989) Porto Alegre, Artes Médicas, 2ª edição, 1997.

PERRENOUD, Philippe e outros – As competências para ensinar no século XXI – Porto Alegre, ArtMed, 2002.

TARDIF, Maurice – Saberes Docentes e Formação Profissional – Petrópolis, Editora Vozes, 2002.

POZO, Juan Ignácio – Aprendizes e Mestres – Porto Alegre, ArtMed , 2002.

BORDENAVE, Juan Díaz e PEREIRA, Adair Martins – Estratégias de ensino-aprendizagem. 24ª edição. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2002.

SNYDERS, Georges – Alunos Felizes – Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MARPEAU, Jacques – O Processo Educativo – A construção da pessoa como sujeito responsável por seus atos. Porto Alegre, ArtMed , 2002.

TELES,  Antônio Xavier – Psicologia Moderna – 12ª edição. São Paulo. Editora Ática, 1974.

GIL, Antonio Carlos – Metodologia do Ensino Superior – São Paulo. Editora Atlas S.A, 1990.

DUARTE, Rosália – Cinema & Educação – Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2002.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo – Dicionário Básico de Filosofia. 3ª edição. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora, 1996.