Bibliografia e Filmografia

Desenvolvida com prazer e esperança.

Através delas construo caminhos para o desenvolvimento dessa proposta pedagógica, onde

uma das suas fontes inspiradoras é a frase do professor Paulo Freire extraída do livro - Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa - São Paulo: Paz e Terra, 1997, p.115:

"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de não importa o que. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa."

Última atualização:

 20/12/2008

Voltar

MASETTO, M., ABREU, M. C. de – O Professor Universitário em Aula – M. G. Editores Associados, 1990. 8a edição

MASETTO, M., PACHECO, C. R. de F., ... , IGNÁCIO, R. F. ...(et al.) - Ensino de Engenharia - São Paulo: AVERCAMP Editora, 2007

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Professora Sim – tia não – cartas a quem ousa ensinar. 10ª edição. São Paulo: Editora Olho d’Água, (1ª edição em 1993)

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 19ª edição.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18ª edição.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970

FREIRE, Paulo. Educação com prática da liberdade. 23ª edição.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967

CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento (fundamentos epistemológicos e políticos). 6ª edição. São Paulo: Cortez e Instituto Paulo Freire, 2002.

MCLAREN, Peter – Utopias provisórias. As pedagogias críticas num cenário pós-colonial.  Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1999.

MCLAREN, Peter – A vida nas escolar. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação (1989) Porto Alegre, Artes Médicas, 2ª edição, 1997.

PERRENOUD, Philippe e outros – As competências para ensinar no século XXI – Porto Alegre, ArtMed, 2002.

TARDIF, Maurice – Saberes Docentes e Formação Profissional – Petrópolis, Editora Vozes, 2002.

POZO, Juan Ignácio – Aprendizes e Mestres – Porto Alegre, ArtMed , 2002.

BORDENAVE, Juan Díaz e PEREIRA, Adair Martins – Estratégias de ensino-aprendizagem. 24ª edição. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2002.

SNYDERS, Georges – Alunos Felizes – Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MARPEAU, Jacques – O Processo Educativo – A construção da pessoa como sujeito responsável por seus atos. Porto Alegre, ArtMed , 2002.

TELES,  Antônio Xavier – Psicologia Moderna – 12ª edição. São Paulo. Editora Ática, 1974.

GIL, Antonio Carlos – Metodologia do Ensino Superior – São Paulo. Editora Atlas S.A, 1990.

DUARTE, Rosália – Cinema & Educação – Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2002.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo – Dicionário Básico de Filosofia. 3ª edição. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora, 1996.

Filmografia

 

 Aulas de Paulo Freire em 1994 no Programa: Educação: Currículo – PUC –SP – Acervo da biblioteca PUC 1078 – V.1 - Ex.2 – Tombo 1508.

Aulas de Paulo Freire em 1994 no Programa: Educação: Currículo – PUC –SP – Acervo da biblioteca PUC 1078 – V.2 - Ex.1 – Tombo 1509.

Aulas de Paulo Freire em 1994 no Programa: Educação: Currículo – PUC –SP – Acervo da biblioteca PUC 1078 – V.3 - Ex.2 – Tombo 1511.

Aulas de Paulo Freire em 1994 no Programa: Educação: Currículo – PUC –SP – Acervo da biblioteca PUC 1078 – V.5. 

Aulas de Paulo Freire em 1994 no Programa: Educação: Currículo – PUC –SP – Acervo da biblioteca PUC 1078 – V.7 – Tombo 1503.

Aulas de Paulo Freire em 1994 no Programa: Educação: Currículo – PUC –SP – Acervo da biblioteca PUC 1078 – V.8.

O Futuro da Escola – “Novembro de 1995, São Paulo. O matemático sul-africano Seymour Papert, uma das maiores autoridades mundiais em informática na educação, encontra-se com o professor Paulo Freire, o grande teórico da educação popular, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Um encontro histórico e inédito, que a TV PUC registrou com exclusividade. Neste vídeo, a conversa de Papert e Freire sobre o papel do computador na escola, sua influência no processo de ensino & aprendizagem, e as perspectivas da escola no novo século. É também um debate de especialistas em ensino: Ana Maria Saul, Pedagoga, professora do curso de pós-graduação da PUC-SP; Fernando Almeida, Vice-reitor acadêmico da PUC-SP e José Armando Valente, Coordenador do núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP, sobre os temas levantados na conversa dos dois professores”. Realizado e distribuído pela TV PUC, Perdizes, São Paulo.

O Simbólico e o Diabólico – Dramas e Tramas – Religião, História e Política. Seminário Internacional 16, 17 e 18 de Setembro de 1996. Apresentado pelo Professor Mário Sérgio Cortela, professor da pós-graduação da PUC-SP. Fita 03. Realizado e distribuído pela TV PUC, Perdizes, São Paulo.

Paulo Freire in Memoriam – “O pernambucano Paulo Freire, nascido em Recife, em 1921, foi o maior educador do Brasil e uma das maiores autoridades mundiais em educação popular. Criador de um método revolucionário de alfabetização de adultos, adotado em dezenas de países, ele influenciou pedagogos e professores de todo o mundo, obtendo reconhecimento universal pela seriedade e profundidade de seu trabalho. Socialista não-dogmático e um humanista intransigente, Paulo freire atuou no campo político, como secretário de educação da cidade de São Paulo, entre 1989 e 1991. Como professor, recebeu o título de doutor “honoris causa” de 36 universidades e escreveu 25 livros, adotados nos currículos de pedagogia de inúmeros países. Paulo Freire faleceu em São Paulo, em 02 de maio de 1997, aos 75 anos. ...”. Apresentação: Alípio Casali. Direção: Gabriel Priolli. Realização e distribuição TV PUC, Perdizes, São Paulo.

Documentário – Boston a Escola da América – TV Cultura – São Paulo

Mr Holland – Adorável Professor – 1995 – Interscope/Polygran - Em 1964, o jovem compositor Glenn Holland (Richard Dreyfuss) decide dar aulas de música, enquanto economiza para dedicar-se à composição de sua sinfonia. Os alunos estão longe das expectativas de Glenn, que para cativá-los, leva para a sala de aula o então “maldito” rock`n roll.

Música - Michael Kamen

Fotografia – Oliver Woods

Produção – Ted Field, Micheal Noln e Robert W. Cort

Direção – Stphen Herex

Renaissance Man – Um Novo Homem -  Cinergi – Parkway – Production associada a Thouchstone Pictures e Penny Marshall Film - Bill Rego (Danny DeVito) um publicitário desempregado é indicado ao cargo de professor para um grupo de recrutas considerados incapazes pela agência de desemprego, isto pelo fato de ter feito o seu mestrado. Bill Rego de início não se acha preparado para a profissão, porém a medido que o tempo passa e que conhece seus alunos (8 recrutas), cria uma proposta metodológica prazerosa e eficiente alicerçada na participação dos alunos.

Música – Hans Zimmer

Fotografia – Adam Green Berg

Produção – Sara Colleton – Elliot Abbott e Robert Greenhut

Direção – Penny Marshall

Mentes Perigosas – Hollywood Pictures e Home Video – LouAnne (Michelle Pfeiffer) – ao procurar uma escola do segundo grau para estagiar é contratada para lecionar para uma classe formada por uma maioria de negros e latinos pobres que não teriam como disputar as melhores posições em universidades conceituadas deste país. Assim como são marginalizados no macrocosmo social, o microcosmo escolar, instituição vinculada àquele, reproduz um espaço de exclusão política e social, bem como econômica. A escola serve a outros interesses que àqueles de fornecer condições (através do saber) de superação das condições materiais históricas nas quais vivem os alunos daquela escola. Ela serve a reprodução do status quo e da ideologia branca dominante. LouAnne, apesar da sua inexperiência, quebra as regras e o limite da sala de aula e muda a vida de seus alunos.

Música – Hathy Nelson

Produção – Don Simpson e Jerry Bruchheimer

O espelho tem duas faces – Columbia Tristar e Home Vídeo - Rose (Barbra Streisand) é uma professora de Literatura Romântica que consegue prender a atenção de seus alunos ao trazer a realidade do dia-a-dia para dentro da sala de aula. Ao se envolver amorosamente com o professor Gregory (Jeff Bridges), professor de matemática, consegue alterar sua atuação docente tradicional, onde os alunos eram meros objetos e até por isso desmotivados em atuações inovadoras e participativas.

Fotografia – Dante Spinotti

Produção – Barbra Streisand e Arnon Milchan

Direção – Barbra Streisand

Pink Floyd The Wall – MGM/UA – Home Vídeo – musical escrito e dirigido por Roger Waters

Sociedade dos Poetas Mortos – Thouchstone e  Home Vídeo – Quando o carismático professor John Keating (Robin Williams) chega com seus modernos métodos de ensino a um colégio conservador, acaba despertando em seus alunos um novo questionamento, uma nova forma de vida.

Música – Maurice Jarre

Fotografia – John Seale

Produção – Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas

Direção – Peter Weir

Proposta Indecente – Paramount Pictures – Filme com Robert Redford, Demi Moore e Woody Harrelson – neste me interessou a fala do arquiteto David (Woody Harrelson) para seus alunos, nela ele afirma que até um tijolo anseia em ser mais.

Música – John Barry

Fotografia – Howard Atherton

Produção – Sherry lansing

Direção – Adrian Lyne

Professor Aloprado – O tímido e fracote professor Julius F. Kelp (Jerry Lewis), que ensina química numa universidade, é um verdadeiro médico e monstro. Ele descobre uma fórmula química que o transforma num encantador indivíduo dinâmico chamado Buddy Love.

Produção – Jerry Lewis e Ernest d. Glucksman

Direção – Jerry Lewis

Diálogos Impertinentes – Utopia – gravado no TUCA – Teatro da Universidade Católica de São Paulo – apresentação e mediação: Caio Túlio Costa e Mário Sérgio Cortella – direção: Gabriel Priolli e Eduardo Ramos.

Avaliação da aprendizagem – Cipriano C. Luckesi – o professor Luckesi dá uma entrevista ao jornalista Paulo de Camargo sobre um dos temas mais polêmicos da Educação: a avaliação – Produzido e distribuído por: ATTA Mídia e Educação.

Sarafina – o som da liberdade – Warner Bros e Time Warner Entretainment Company – Uma história que mostra que nenhum tipo de repressão consegue conter a sede de liberdade de um povo... Um novo mundo é revelado a jovens alunos na Africa do Sul quando uma professora revolucionária (Whoopi Goldberg) desafia as autoridades e lhes ensina o que não está nos livros escolares. Para uma aluna em especial, Sarafina (Leleti Khumalo), essas lições proibidas terão um impacto capaz de mudar para sempre sua vida.

Música – Stanley Myers

Produção – Anant Singh

Direção – Kirk D´Amico e Sudhir Pragjee