Prof. Dr. Marcos Tarciso Masetto

Bacharel e Licenciado em Filosofia, pela Faculdade Anchieta de São Paulo - 1970.

Mestre em Psicologia Educacional , pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 1976.

Doutor em Psicologia Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 1982.

Livre Docente em Didática , pela Universidade de São Paulo - 1991.

Pesquisas realizadas:

• Relação Professor - Aluno em Aula.
  • O Papel do Professor Universitário no Ensino Superior Brasileiro.
  • Condições facilitadoras de Aprendizagem em Sala de Aula de Ensino Superior.
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Formação de Professores na perspectiva de uma Sociedade do Conhecimento, diante das novas teorias e conceitos de aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e profissional do docente.

Pesquisas em andamento:

• Praxis: Construção da Mudança na Escola via telemática, com formação de professores.

Principais Publicações:

Livros:

• O Professor Universitário em Aula. com Maria Célia de Abreu, 10ª ed., São Paulo, M.G. Ed., 1997.
  • O Ensino Superior: Reflexões e Experiências. (Org. com Isabel Cappelletti), São Paulo, EDUC, 1986.
  • Aulas Vivas. 2ª ed., São Paulo, M.G. Ed., 1995.
  • Didática: A aula como Centro. São Paulo, FTD, 1994.
  • Docência na Universidade. (Org.), Campinas - SP, Papirus 1998.
  • Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. com MORAN, Manoel e BEHRENS, Marilda. Campinas - SP, Papirus, 2000.

Capítulos de Livros:

• Ensino e Aprendizagem no 3º Grau. In: D'ANTOLA, Arlette (org). São Paulo, EPU, 1992.
  • Professor Universitário: Um Profissional da Educação na Atividade Docente. In: MASETTO, M.T. Docência na Universidade.
  • Aula na Universidade. In: FAZENDA, Ivani (org). Didática e Interdisciplinariedade. Campinas-SP, Papirus, 1998.
  • Pós-Graduação: rasteando o caminho percorrido. In: SERBINO, Raquel Volpato et ali (orgs). Formação de Professores. São Paulo, Ed. Unesp, 1998.
  • Discutindo o Processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior. In: MARCONDES, Eduardo e GONÇALVES, Ernesto Lima (coord). Educação Médica. São Paulo, Ed. Sarvier, 1998.
  • Pesquisa sobre a Formação Pedagógica do Professor Universitário. In: LINHARES, Célia, FAZENDA, Ivani e TRINDADE, Victor (orgs). Os lugares dos Sujeitos na Pesquisa Educacional. Editora UFMS, 1999.