A formação pedagógica na Engenharia |
|
A
Renovação Pedagógica na Engenharia e a Formação dos Formadores
dos Engenheiros.
Prof. Dr.Marcos T.Masetto - Prof. Titular da PUC-SP e Prof.Titular da Universidade Mackenzie
Convidado
a participar, como debatedor, do II Ciclo de Teleconferências sobre o
Ensino da Engenharia, sobre o tema indicado no título destas considerações
, pareceu-me oportuno apresentar umas primeiras idéias para iniciar o
debate.
Muito
significativo o fato de os organizadores desta teleconferência, ao
proporem o tema de renovação pedagógica, vincularem a ele o da formação
dos formadores dos engenheiros. É muito comum que ao se falar de renovação
pedagógica , imediatamente se associem propostas de reformas
curriculares, de novas técnicas em sala de aula, de se mudar o processo
de avaliação, de se reverem os textos , de se usarem novas tecnologias
ligadas ao computador, à informática e a telemática. E o docente, que
é, juntamente com o aluno, um dos elementos
mais importantes do processo de mudança, costuma ser deixado de lado,
como se ele estivesse preparado para essa alternativa, ou não
necessitasse de renovação.
Em
que consiste esta renovação? Numa mudança de mentalidade sobre seu
papel como docente ou formador em nossos cursos superiores. Não é um
tecnólogo ou especialista, que domina uma área de conhecimento e um
mundo de experiências que vai transferir seus conhecimentos para outros
aprendizes quaisquer; é um professor-educador que vai colaborar para que
aquele jovem aprenda a ser um engenheiro competente e compromissado
com o desenvolvimento da sociedade em que vive.
Esta
mudança se manifesta em aceitar:
Tenho escrito alguns livros e capítulos de livros, bem como artigos em revistas sobre estes temas. Destacarei as publicações que entendo mais importantes: 1. O Professor Universitário em Aula, M.G. Ed. S.Paulo, 1998, 11ªed. 2. Aulas Vivas, M. G. Ed., São Paulo, 1998, 2ª ed. 3. Docência na Universidade (Organização), Papirus, Campinas, São Paulo, 1998 4. Didática, A aula com centro, F.T.D., São Paulo, 1994 5. Aula na Universidade, cap. Do livro: Didática e Interdisciplinaridade, Organização de Ivani Fazenda, Papirus, 1998 6. Discutindo o processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior, cap. De livro: Educação Médica, Ernesto Lima Gonçalves e Eduardo Marcondes (Organizadores), ed. Sarvier, São Paulo 1998 |
|