De professor para consigo mesmo

 

Defino a Criatividade actual como sendo o processo de fazer nascer alguma coisa nova. Os poetas e outras pessoas criativas são os que aumentam a consciência humana. A sua criatividade é a manifestação mais básica da realização humana - R. May

 

 

 

Os Professores têm estudado muitos modelos teóricos. Mas, a teoria, por si só, raramente impulsiona processos de mudança. Tal como saber as regras da gramática e da sintaxe não faz de ninguém um escritor, também a Criatividade se pode tornar numa disciplina igual a qualquer outra se não fizermos dela uma atitude, um projecto de vida, a procura da nossa “lenda pessoal”. 

Frequentamos tantos cursos de formação à procura do “segredo”, do “truque”, que nos torne melhores professores, talvez mais criativos (ou para fazer dos outros pessoas mais completas, mais criativas). Temos de descobrir que o segredo e o truque estão dentro de nós mesmos. É que, saber de Criatividade é diferente de ser criativo. Enquanto o primeiro pode ser só mental, o segundo é fruto das entranhas. Sei muitas coisas que não faço... nem sinto. Por isso EU tenho que mudar... o que sinto - reaprendendo as coisas simples (não serão elas também as mais profundas e as mais difíceis?). 

Vamos recordar:... (continuação)