Continuar procurando justificar a nossa deficiência pela deficiência dos outros, não nos conduz a nenhuma solução do problema...

 

Velhos trabalhos de casa supunham que:

  • os alunos sentassem às suas mesas;

  • lessem livros;

  • consultassem suas anotações;

  • fizessem algumas ilustrações;

  • escrevessem um texto pessoal e 

  • encapassem o trabalho e pronto.

Hoje não se aceita este isolamento para a produção de conhecimento. Hoje o conhecimento é um ato produzido socialmente e de forma solidária.Portanto, deixemos de lado o discurso de deficiência dos educandos, já que ele: favorece um descompromisso dos educadores com eles - "eles são assim e quase nada podemos fazer..., já que eles não respeitam às nossas grandiosas propostas ...".

Isto não é verdade, mas por onde começar?

Uma análise do que é o currículo da escola e como ele pode se constituir no melhor caminho para se propor mudanças bem sucedidas ...

Vamos ver uma das análises possíveis...

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